Chamada para transparência

O Simpósio Internacional de Transparência da Pesquisa em Saúde (SITPS 2019) busca qualificar e ampliar as potencialidades da pesquisa em saúde. O evento é internacional, mas volta-se à pesquisa conduzida no Brasil e na realidade de cada um de nós, de nossos colegas, nossos grupos de pesquisa, enfim, nossas instituições.

O SITPS 2019 fomentará discussões que resultem em ações para condutas mais transparentes por pesquisadores e instituições. Todos nós podemos ter métodos e processos mais abertos. No nível individual, o exercício de transparência pode ser implementado sem a necessidade de aprendizado significativo de recursos tecnológicos. Você pode ser mais transparente em suas reuniões de trabalho, elaboração de projetos, ou na produção/submissão de manuscritos. No nível institucional, a transparência é cada vez mais reconhecida como algo inovador e diferencial, pois rompe práticas antigas e amplia as possibilidades de expansão. Isso requer uma decisão estratégica e gera demanda operacional em maior escala, por exemplo, com a implementação de sistemas que operacionalizem a transparência desejada.

O SITPS 2019 não será um evento de escuta passiva aos temas propostos. Nossa chamada para transparência envolve a ação de participantes de pesquisa, pesquisadores e instituições propostos a pensar a ciência com mais qualidade e impacto real.

Leave a Comment