O Prof. David Moher é um cientista sênior do Programa de Epidemiologia Clínica do Ottawa Hospital Research Institute, onde ele também dirige o Centro de Jornalologia (ciência da publicação) (http://www.ohri.ca/journalology/), e é Professor Associado da Escola de Epidemiologia e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa. A formação do Dr. Moher possui mestrado em epidemiologia e doutorado em epidemiologia clínica e bioestatística.

O Dr. Moher está envolvido no desenvolvimento da ciência de como otimizar, conduzir e relatar revisões sistemáticas durante a maior parte de sua carreira profissional. Outra parte de sua pesquisa tem se centrado na melhor maneira de desenvolver diretrizes para relatórios ou guias e relato. Ele liderou o desenvolvimento das diretrizes CONSORT (para ensaios clínicos) e PRISMA (para revisões sistemáticas). Além disso, ele tem se envolvido ativamente no desenvolvimento de muitas outras diretrizes de relatórios científicos e faz parte da Rede EQUATOR.

O Dr. Moher lidera um programa de pesquisa que investiga revistas predatórias e editores. Recentemente, ele liderou um projeto para desenvolver competências essenciais para editores de periódicos científicos. Adicionalmente, ele está desenvolvendo um programa para investigar alternativas aos incentivos e recompensas atuais na medicina acadêmica.