Graduada em Medicina (1992) e doutora em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Residência no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1993-1995), Fellow em genética clínica (1995-1997) e em genética clínica molecular (1997-1999) no Departamento de Genética do Mount Sinai School of Medicine de Nova Iorque, Estados Unidos. Pós-doutorado (CNPq) no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na área de oncogenética.

Atualmente, é Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professora associada do Departamento de Genética da UFRGS e professora do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (CAPES nota 7) e Medicina: Ciências Médicas (CAPES nota 6) na mesma Universidade.

Professora visitante do City of Hope Medical Center, docente da Escola Latino Americana de Genética Humana (ELAG) e membro do comitê consultivo, Regional America Latina da American Association for Cancer Research (AACR) e America´s Health Foundation (AHF). Atua predominantemente em oncogenética, com ênfase em Aconselhamento Genético e Diagnóstico Molecular. É membro titular da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica.